segunda-feira, 20 de abril de 2015

Concurso "Faça lá um Poema"

Tal como prometemos há algum tempo atrás e, a pedido de várias famílias, vamos hoje dar a conhecer os poemas realizados pelos nossos alunos que foram selecionados e enviados ao Concurso Nacional "Faça lá um Poema". Infelizmente, foram muitas as escolas e os alunos participantes a nível nacional, pelo que, mais vez não conseguimos ver um dos nossos poetas ou poetisas num lugar de honra. Isto, não tira, contudo o valor ao trabalho desenvolvido pelos nossos alunos, muito pelo contrário. Estamos muito felizes pela sua participação e a todos deixamos os nossos parabéns.
 
As professoras
Alice Bernardo e Antónia Cabecinha
 
 
Concurso "Faça Lá um Poema" 
 
 Eliminatória a nível de Escola
 
2º Ciclo
 
1º Lugar
 
«As estações do ano»
 
 
A primavera tem muitas cores
que são de encantar,
com campos cheios de flores
para podermos brincar!
 
O verão passado na praia
é muito divertido,
quando estou a comer gelado de papaia
num sítio colorido!
 
No outono, os pássaros começam a piar
as folhas a cair,
o frio está a chegar,
porque o inverno está para vir!
 
No inverno, roupinhas quentinhas
porque o frio está logo aí,
as crianças têm as suas brincadeirinhas
com bolas de neve aqui e ali!
 
Mariana Miguel, nº 18, turma 5ºA
 
 
 
2º Lugar
 
«Os meus colegas»
 
Como os meus colegas
não encontro mais ninguém
e como os meus professores
só existe a minha mãe.
 
São todos amigos
quer sejam novos ou antigos,
mas isso é normal,
em todas as turmas é igual.
 
Nem sempre nos damos bem,
mas isso também nos faz crescer,
depois, com perdão e coragem,
vemos a amizade acontecer.
 
Maria Melo, nº 12, Turma 5ºB
 
 
 
3ª Lugar
 
«O Sol»
 
O céu está azul
e o Sol a  brilhar
quando começa a amanhecer
o sol tem que encantar.
 
Passam dias sem fim,
horas e minutos a passar
mas o grande e belo Sol
a todos continua a encadear.
 
Chega a noite
e a Lua aparece,
o sol vai-se embora
e a Lua desaparece.
 
Mal o sol começa a brilhar
e o dia a aquecer
 o gelado nas nossas mãos
começa a derreter.
 
Todo o dia a brincar,
a gritar e a pular,
o dia começa a acabar,
é a hora de ir deitar!
 
Gabriela Santos, nº 11, turma 6º B
 
 
3º Ciclo
 
1º Lugar
 
 
«O fio azul e o fio de ouro»
 
 
O fio azul balança e balança,
mas nunca se cansa.
Balança sempre triste e só
sem dele ninguém ter dó.
Não resignado com a sua solidão,
o fio balança e quase toca no chão
na esperança de chamar a atenção.
Mas sempre em vão...
pois todos olham para o fio de ouro!
 
O fio de ouro balança e balança,
hipnotizando todos com a sua dança,
pois por mais que tente,
ninguém lhe consegue ficar indiferente.
Bonito e emproado,
não há quem lhe resista e o olhe de lado.
Sem o mínimo de compaixão,
não conhece a tristeza nem a solidão.
Por isso, com ares de quem tudo alcança,
O fio de ouro balança e balança...
 
Alice Gonçalves Parrinha, nº 1, turma 8º B
 
 
2º Lugar
 
«Emergindo em mim»
 
Emergindo em mim,
provando o sabor do vento,
doce, suculento,
voltando ao início
do suspiro, eu faço mar.
 
Equinócio,
do sono ao acordar,
pálpebra que deita devagar
levantando o princípio.
Em mim reside oceano,
em mim reside terra,
reside a praia e a serra,
árvore, gente e animal.
Eu sou início e sou fim
e sou incapaz de amar.
 
E aqui estou eu
sob os pilares do tempo,
sem chão, sem teto,
só estou eu e só está o vento!
À prisão que quer fugir,
à dança que quer cessar,
à poesia que quer calar,
à viagem que quer ficar
À sem pudor que quer vestir,
e eu que queria dormir...
Frusta-me ser o Sol!
 
Maryane Araújo, nº 14, turma 9ºA
 
 
 
3º Lugar
 
«O que é verdadeiro nunca acaba»
 
Engraçado como as pessoas dizem
 "para sempre"
e eu realmente acreditava nisso,
pois tu eras tudo para mim,
mas as pessoas mentem
e agora parece que é o fim.
 
Engraçado como dia a dia
havia sempre assunto para falar,
momentos para rir,
momentos para chorar.
 
Engraçado como antes
 tudo te podia dizer,
tudo te podia contar,
minhas histórias, meus segredos,
mas agora, já nem digo nada,
pois parece que só te sei magoar.
 
Engraçado como nem tudo
é mau como parece,
quando menos esperas,
o amor acontece.
 
Engraçado como o amor não se vê,
nasce, não sei onde,
dói, não sei porquê!
 
Engraçado como quanto mais ignoro,
menos importância dou,
mais choro,
mais finjo que não me magoou.
 
Engraçado como tento esquecer tudo,
mas, tentar esquecer,
já é lembrar
e o que menos consigo fazer
é em ti deixar de pensar.
 
Engraçado como sinto muita dor,
já não sei o que é rir,
já não sei o que é o amor!
 
Engraçado como chega a noite
e a saudade bate à porta,
sentir a tua falta
e saber que p'ra ti já nada importa.
 
Engraçado como ainda dou valor
sinto que ainda não te perdi para sempre,
e eu realmente acredito nisso,
mas prefiro seguir em frente.
 
Engraçado como as pessoas falham
depois de um erro feito,
dizem que não há volta a dar,
mas esquecem-se que ninguém é perfeito.
 
Engraçado como o sentimento continua o mesmo,
a vontade de estar contigo,também,
mas, já não me queres aceitar de novo,
preferes estar com outro alguém.
 
Engraçado como até estando triste,
Tu me fazes rimar,
fiz o melhor que podia fazer,
dei-te o melhor que podia dar.
 
Engraçado que talvez nem penses em mim,
mas só queria que soubesses
que preciso de ti
e não consigo estar mais assim...
 
Engraçado como foste embora,
virastes as costas do nada,
porquê logo agora?
Ainda não estava preparada.
 
Engraçado, que graça é o que menos tem,
e não vou mais ficar triste por ter acabado,
vou antes ficar feliz por ter existido
e por ter lutado...
 
Um pequeno conselho para ti...
Valoriza o amor, antes que seja tarde
porque, se já não sabes,
sofrer, faz parte!
 
 
Adriana Carrilho, turma 8º A
 
 
Ensino Secundário
 
1º Lugar
 
«Momento a momento»
 
Momento a momento,
Passo a passo,
Traço bem o meu tempo,
Organizo o meu espaço.
Em cada passo me oriento
E tento abraçar o meu tempo,
porque o que tenho livre está escasso.
 
Com a maior calma concentro-me
E centro-me no que faço, quando faço...
Se não estiver bem, eu refaço!
Então, afinal é porque até me desembaraço!
 
E cada vez que o faço, faço-o melhor,
Desde cedo comecei a ter uma visão mais hardcore
E hoje em dia não é fácil aliviar essa dor,
Este sentimento que me causa tanto ardor!
 
Alimentado ao luar, ao relento,
Movimentado pelo mar, pela força do vento,
Neste momento quero fazer algo diferente,
Elevar-te a outro nível de pensamento,
A um estado de espírito que te liberte a mente.
 
Tens de aproveitar cada momento
Como se fosse o teu último batimento.
E num futuro presente hás de reparar
Que aquilo que te digo te vai fazer pensar.
 
Momento a momento,
Passo a passo,
Traço bem o meu tempo,
Organizo o meu espaço.
Em cada passo me oriento
E tento abraçar o meu tempo,
porque o que tenho livre está escasso.
 
E o tempo... Tem o seu valor
E é com o tempo que te passa a dor!
Não guardes mais rancor e sê paciente!
Usa o amor para chegares à frente!
 
Olha que o ódio está marcado em muita gente,
Não deixes que em ti seja plantado esse sentimento.
Liberta a mente e verás mais além
Que o caminho mais fácil
Nem sempre é o que convém.
 
Para e pensa, mas pensa bem!
O fardo que carregas não dá para mais ninguém.
Tens de ser tu a fazer por ti!
É que o tempo passa rápido,
Sabes que é assim,
Não percas tempo!
 
Momento a momento,
Passo a passo,
Traço bem o meu tempo,
Organizo o meu espaço.
Em cada passo me oriento
E tento abraçar o meu tempo,
porque o que tenho livre está escasso.
 
 
Leonardo Gonçalves, 3ºC (Ensino Profissional)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário