quinta-feira, 6 de março de 2014

"FAÇA LÁ UM POEMA"

A equipa do PNL agradece a todos os alunos que responderam a mais esta iniciativa no âmbito do Plano Nacional de Leitura, submetendo o seu ou os seus poemas a concurso. Nesta eliminatória a nível de escola não tivemos muitos concorrentes, mas tivemos bons concorrentes, o que prova que a poesia está viva e que existem entre nós "grandes" poetas e poetisas.
Os poemas recebidos foram submetidos a concurso e os vencedores (um do 3º ciclo e um do Ensino Secundário) transitaram para a 2ª fase, o  Concurso Nacional.
Às vencedoras da 1ª Eliminatória endereçamos os nossos parabéns!

E para que todos possam conhecer as "obras primas" dos nossos poetas e poetisas, passamos a transcrever os poemas que obtiveram o  1º e 2º lugares na eliminatória do concurso a nível de escola.


Nostalgia


É como o respirar
antes do mergulho.
Neste silêncio absoluto,
uma gota num lago parado.
A brisa do norte
traz o frio da morte;
numa hora, num segundo...
Neste mergulho profundo.
Então, volto a mim.

Queria puxar do arreio,
fugir com o cavalo...
Afinal, está perdido,
Porque nos damos ao trabalho?

A guerra é estúpida!
Tantos jovens irá matar,
Tantas famílias desmembradas
E tantas viúvas a chorar!

Ó Deus que és poderoso,
que nunca toquem as trombetas
que o sopro da morte se vá
e todo o ódio desapareça!

 
Poema vencedor da 1º eliminatória (3ºCiclo)
Autora: Maryane  Araújo
nº 18, Turma 8ºA


 
Ama-me

Quando anoitece,
o amor enche o peito;
entra para o meu quarto
e deita-se ao meu lado.
Ele sorri, faz-me ver o quanto te amo!
Escrevo cartas tão belas, com palavras tão sentidas!
Suga-me as energias,
Arranca-me a pele
e nada faz de mim!

Traz-me vida ao meu ser.
Enche a alma que há em mim,
Só mais uma vez.
Abraça a solidão
e venera a tristeza.
Amargura vivida,
sem ter vivido nada.
Somos um só!

Sinto o teu corpo junto ao meu,
Dançamos como vento.
A tua pele de cetim é a mais bela que já senti!
Por favor, meu amor,
se amanhã não acordar,
Vai-te embora, deixa-me ali!
Que os tempos que já passámos,
Agora não são nada.

Quando tu partiste, meu amor,
A minha vida murchou.
A alma cansou
não sobrou nada...

Quando olho para o céu,
sinto-te a sorrir,
estás num sítio melhor
contemplando-me aqui...
Por favor, olha por mim!
Enquanto eu vivo assim,
Protege a mágoa que há em mim,
somos um só!

Poema vencedor da 1º eliminatória (Ensino Secundário)
Autora: Rita Margarida Silva
nº 24, Turma 10ºB




Sem comentários:

Enviar um comentário