segunda-feira, 19 de março de 2012

Concurso de Poesia "Faça lá um poema"

O júri analisou os poemas a concurso e eis os resultados, que já foram afixados:

2º Ciclo:
1º lugar - Maryane Araújo

"Vai em frente"


 Vai em frente

 Vai em frente

 Esquece os erros do teu passado;

 Ficarei cá

 Dar-te-ei a minha mão

 Só tens de ouvir a voz

 Do teu… coração.



 Não importa o sofrimento

 Não importa a desilusão

 Se te derrubarem levantar-te-ei

 Deste tenebroso chão

 Em cada pôr do sol

 Poderás então sorrir

 Porque aquele sonho esquecido

 Agora irás redescobrir



 Se te derrubarem

 Levanta-te

 Sempre com novas forças

 O teu desejo de glória

 Ir-te-á guiar…

 Adeus aos dias em que a dor

 Tomava tua mente

 Pois o que procuras

 Afinal está cá

 Em frente está o caminho

 Segue o teu destino

 Porque o teu lugar
 É aqui…


2º lugar - Maryane Araújo
"Desistirei dos meus sonhos…"


 Desistirei dos meus sonhos

 Afogá-los-ei juntamente

 Com os meus antigos sentimentos,

 No mar de ódio que criei

 Com todas as lágrimas

 Que em tempos derramei.



 Pois aqueles que deveria proteger

 Rejeitaram-me;

 Porque aquele sonho

 Tomou-se impossível de realizar

 Tornar-me-ei uma guerreira errante

 Uma humana sem sentimentos

 Coração de gelo cortante!





 Buscarei força na dor;

 Não repetirei os erros do passado;

 Não desenterrarei

 Os sentimentos

 Que outrora estiveram

 Na flor da pele

 Para não me magoar

 Mais uma vez!



 Não derramarei meu sangue

 Nem por mim nem por ninguém

 Não é fácil mas levantar-me-ei

 A cada nova manhã.



 Para quê me iludir mais?

 Para quê sofrer tanto?

 Eu já me dei conta

 Que o meu pior inimigo
 Sou eu!


3º lugar - Joana Machado

"A minha melhor amiga"


A minha amiga
Cheia de compaixão,
É uma veloz borboleta
Com o seu grande coração.


Quando olho para as estrelas
Vejo luzindo a sua cara.
É assim que não me esqueço
Que tenho uma prenda tão rara.


No escuro, bem na escuridão
Às vezes morro de medo
Mas o que me ilumina
É o seu coração.


Quando as minhas lágrimas escorrem
Ela vem logo enxugá-las
Só ela sabe o que dói
Ter de derrotá-las.


Ao sonhar…
Só sonho com uma coisa
Com a alegria, a emoção
Daquele coração…


Aqueles cabelos brilhantes
Aquela boca sorridente
Aqueles olhos viajantes
E aquele rosto reluzente.


3º Ciclo

1º lugar - Rui Reis


"Numa corrida contra o tempo"

Numa corrida contra o tempo,
Feita de percalços
Um assobio do vento
Seguindo todos os meus passos

Passa mais um minuto,
Uma hora, uma vida.
Cada vida é uma letra
Do meu bilhete de ida.


Ocasiões esquecidas, ocasiões lembradas
Atitudes sem importância, que mais tarde são recordadas
Notas suaves, agudas e graves
Mágoas são sujidade à espera que as laves.


O espírito deixa o corpo
Deixando-o a sós
Sofrimento é dor
Ressentido na voz.


Durante o dia sou limpo,
Durante a noite sou sujo.
Corro bem depressa
Mas de nada fujo.

 Ao fundo vejo a meta,
Mas será bom sinal?
A minha cabeça é uma caixa
Que só guarda o fundamental.


2º lugar - Gabriela Braz


"Ser diferente"
O que nos torna diferentes,
O que contraria a maré,
Só nos torna repelentes,
Reles, estranhos, sem fé.


A diferença, neste mundo,
É estranheza, deficiência,
É ter o crânio imundo,
De uma tal insuficiência,
Possuir o corpo vagabundo,
De desrespeito à ciência!


O ser autêntico, original,
Não teme dizer:
“Não me rebaixo, não me acanho!”
E distante do comum mortal,
Ignora a rotina, o habitual
Contraria sempre o rebanho.


As verdadeiras individualidades,
As que praticam quem são,
As que definem saudades,
As que sentem solidão,
As que ignoram banalidades,
As que têm coração,
A essas, ninguém lhes dá a mão!


2º lugar - Inês Henriques


"Ser criança"
É bom ser criança
É ter vida na mão,
Vivê-la sempre com um sorriso
Fazê-la girar como um pião.


Ser criança
É sonhar todos os dias,
É fazer o universo pequenino
É banhá-lo de alegria.


3º lugar - Nádia Matos e Raquel Campos


"O coração "
Duas horas te esperei
Dois anos te esperaria
Disse: devo esperar mais
Ou não vens porque ainda é dia?


Tens um livro que não lês,
Tens uma flor que desfolhas,
Tens um coração aos teus pés
E para ele não olhas.


Entreguei-te o coração
E que tratos tu lhe deste!
É talvez por estar magoado
Que ainda não mo devolveste...

Secundário

1º lugar - Laura Santos


"Arte"
Arte é vida...
viver a aprender,
aprender e viver,
com a experiência  vivida


Traços de um pincel
linhas de uma pauta
o som de uma flauta
ou a magia de um papel...


Palavras que escrevo,
notas que toco,
ambas as sinto...


Arte é um sentimento
e uma forma de argumento
nas telas que pinto...


2º lugar - Catarina Vaz


"Saber lutar"

Neste mundo sem destinos
Há sempre algo no caminho
Todos nos querem derrubar
Mas nós conseguimos aguentar



Tenta sempre, sempre lutar
Para mais tarde te poderes orgulhar
Das pegadas que ficaram
Pois na tua vida elas já passaram



Tu tens de saber amar
Acreditar e sempre lutar
Não podes desistir
Dos sonhos que queres seguir



Se pensas que não consegues
Vai sempre lutando
Mesmo que nunca ganhes
Felicita-te por teres tentado.



Quando perdes alguém que amas
Pensas logo que é o teu fim
Mas esqueces-te que para além da vida
Pode haver mais do que uma saída



É difícil quando discutes
Gritas com alguém que gostas
És sempre tu que tens de perdoar
Mas amanhã podes já não cá estar



Por isso, olha em frente,
Vê o mundo
Como ninguém vê
E olha mais profundo



Tem paciência
Até ao teu limite
Encontra a felicidade
E busca a verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário