A 2ª Eliminatória do Concurso Nacional de Leitura – Fase
distrital – irá acontecer no próximo dia 23
de abril de 2015, na Biblioteca
Municipal de Almodôvar.
As obras selecionadas são as seguintes:
3º Ciclo
Título: "O Agosto que Nunca Esqueci"
Autor: António Mota
Editora: Gailivro
Sinopse:
Um retrato da emigração dos anos sessenta. Agosto na aldeia, tempo de romarias e casamentos. Tempo de revelações, tempo de surpresa que nem todos receberão bem, mas também tempo de reparar os afectos que se julgavam perdidos. Gente que vive e convive com os dramas e as alegrias da vida.
Autor: Tim Bowler
Editora: Editorial Presença
Sinopse:
As grandes paixões de Jess eram o avô e a natação. Fora por isso que ficara radiante quando soubera que ia passar alguns dias de férias à casa onde o avô vivera a sua infância. Mas a alegria desvanece-se quando Jess descobre que o avô se encontra em estado terminal. Mesmo assim, o velho senhor parece estranhamente empenhado em terminar um quadro enigmático a que dá o nome «O Rapaz do Rio». Ao tentar ajudá-lo nesta última tarefa, Jess acaba por se deixar envolver pela tela, descobrindo a sua íntima relação com a vida do avô... Através de uma linguagem profundamente poética, Tim Bowler traça afinal neste seu «O Rapaz do Rio» uma metáfora sobre a vida, a morte e a perda e o crescimento interior que esta pode vir a despoletar. Uma obra galardoada em 1998 com a 'Medalha Carnegie'.
Secundário
Título: “A vida no
céu”
Autor: José Eduardo Agualusa
Editora: Quetzal Editores
Sinopse
A Vida no Céu é um romance distópico, num futuro que se segue ao Grande Desastre, e em que o Mundo deixou de ser onde e como o conhecemos. Encontrando-se o globo terrestre inteiramente coberto por água, e a temperatura, à superfície, intolerável, restou ao Homem subir aos céus. Mas essa ascensão é literal (não é alusiva ou simbólica): a Humanidade, reduzida agora a um par de milhões de pessoas, habita aldeias suspensas e cidades flutuantes - dirigíveis gigantescos denominados Tóquio, Xangai ou São Paulo -, e os mais pobres navegam o ar em pequenas balsas rudimentares. Carlos Benjamim Moco é o narrador da história. Tem 16 anos e nasceu numa aldeia, Luanda, que junta mais de cem balsas. O desaparecimento do pai fará com que Benjamim decida partir à sua procura.
Título: “Um ano estrangeiro”
Autor:
Brigitte Giraud
Editora:
Livros de Seda
Sinopse
Quando, aos 17 anos, Laura resolve participar num programa de intercâmbio e partir para uma pequena cidade do Norte da Alemanha, estava longe de saber como essa experiência mudaria a sua vida. Crónica de uma adolescente que descobre o preço de se tornar adulta, Um Ano Estrangeiro narra com mestria assinalável a experiência de viver numa terra estranha, num romance muito aplaudido pela crítica, finalista do prémio Femina.
Comecem a preparar a vossa leitura com entusiasmo! Se puderem aproveitem as férias da Páscoa, não esquecendo que os momentos de leitura são também momentos de prazer!
Boas leituras!
A Equipa do PNL